28 março, 2023

https://www.instagram.com/p/CqWDIpqJvRY/?utm_source=ig_web_copy_link

 

28 março, 2023

https://www.instagram.com/p/Cpx20DWJ8w9/?utm_source=ig_web_copy_link

 

28 março, 2023

https://www.instagram.com/p/CpnW5yksIBe/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Você sabia que pode haver diferença da pressão arterial nos braços?

8 março, 2023


Para saber siga meu Instagram, clique em:

https://www.instagram.com/p/Cph-MQmMAU4/?utm_source=ig_web_copy_link

 

VocÊ sabe o que é sopro cardíaco?

8 março, 2023


Veja em:

https://www.instagram.com/p/Cpfs3_qLHHv/?utm_source=ig_web_copy_link


 

Você ja ouviu falar sobre Síncope?

8 março, 2023


Saiba em:

https://www.instagram.com/p/CpN5YyIrwp2/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Reduza o consumo de gorduras Saturadas!

8 março, 2023



O consumo excessivo de gorduras saturadas está relacionada gênese de diversas doenças, devido ao aumento do colesterol “ruim” (LDL), entre elas a aterosclerose, em que um determinado momento poderá evoluir para um Infarto ou AVC. A gordura saturada está presente na composição de muitos do produtos processados e ultraprocessados, mas também é encontrado na carne, bacon, manteiga, gordura (banha de porco).É necessário encontrar um equilíbrio com uma alimentação saudável, exercícios físico e evitar os excessos.


 

VocÊ sabe o que é síndrome do jaleco branco?

8 março, 2023


Para saber mais siga:

https://www.instagram.com/p/Cor-_Gps_2W/?utm_source=ig_web_copy_link

 

8 março, 2023


Veja ma integra no meu Instagram!

https://www.instagram.com/p/CoqB4-Cpxag/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Síndrome do Coração Partido!

8 março, 2023


Veja na integra no meu Instagram

https://www.instagram.com/p/Coa6obMsKfw/?utm_source=ig_web_copy_link

 

O que é angina?

8 março, 2023




A angina é uma síndrome clinica caracterizada por desconforto torácico que pode irradiar para as seguintes regiões: tórax, epigástrio, mandíbula, ombro, dorso ou membros superiores. O desconforto pode ser descrito como aperto, peso ou constrição, com duração menor que 10 minutos. É tipicamente desencadeada ou agravada com a atividade física ou estresse emocional, e atenuada com uso de
nitroglicerina e derivados.
A angina ocorre pelo desabalanço entre a oferta e o consumo de oxigênio pelo miocárdico, sendo o resultado final da isquemia miocárdica.
Tem desconforto torácico aos esforços? Como ela se apresenta? Tem dúvidas? Procure um cardiologista para ser avaliado(a)!


 

Tive covid-19 e quero retornar a atividade física, o que devo fazer?

8 março, 2023


A avaliação pré-participação (APP) cardiológica é a principal ferramenta para a prevenção de MS no esporte. Considerando-se que a maioria das pessoas parou ou reduziu seu treinamento físico durante a pandemia, é recomendável que, antes de retomá-lo, sejam submetidas à nova APP.
É de conhecimento geral que exercícios vigorosos podem levar à MS em indivíduos considerados suscetíveis, ou seja, que apresentam doença cardíaca subjacente geralmente não diagnosticada. Recomendamos que todos aqueles que tiveram COVID-19, assintomáticos ou não, passem por avaliação médica, preferencialmente cardiológica. Como o maior risco de MS está relacionado com maior intensidade do exercício, as recomendações de exames complementares na APP são diferentes conforme a prática esportiva.
Deve-se ressaltar que indivíduos em fase aguda da doença e/ou sintomáticos não podem reiniciar a prática de atividades físicas. Portanto, a APP deve ser realizada, no mínimo, após 14 dias do diagnóstico nos assintomáticos, ou 14 dias após a resolução do quadro clínico naqueles sintomáticos.
Quer retornar/começar a prática esportiva, procure seu cardiologista!


 

30 janeiro, 2023



O ideal é que todo indivíduo candidato à prática de exercícios ou esportes em nível moderado/elevado de intensidade seja submetido a uma avaliação pré-participação esportiva, que permita a detecção de fatores de risco, sinais e sintomas sugestivos de
doenças cardiovasculares, pulmonares, metabólicas ou do aparelho locomotor.
Após os 35 anos de idade, a doença arterial coronária (DAC) é a principal responsável pela mortalidade e a indicação do Teste Ergométrico para esses indivíduos visa, predominantemente, à identificação de isquemia miocárdica, refletindo provável presença da doença. Também naqueles assintomáticos e mesmo nos com DAC conhecida, a indicação do TErg se apoia na necessidade de uma prescrição adequada da atividade física.
>>Procure seu cardiologista e inicie atividade física com segurança!


 

30 janeiro, 2023



O Holter consiste em um conjunto de equipamentos utilizados para o registro ambulatorial contínuo dos sinais eletrocardiográficos, em geral por 24h e de sua posterior análise. Além de fornecer informações sobre o padrão circadiano eletrocardiográfico e quantificação das arritmias 3,4 o sistema Holter pode documentar alterações do ECG no momento da ocorrência de um sintoma, assim como distúrbios do ritmo assintomáticos, que permitem o diagnóstico presuntivo de causa arrítmica. É útil, também, em pacientes pouco colaborativos e naqueles nos quais os sintomas são incapacitantes.


 

30 janeiro, 2023

Por arritmia define-se alteração da frequência, formação e/ou condução do impulso elétrico através do miocárdio. Pode ser causado por problemas no sistema elétrico do coração ou por condições gerais do corpo. Pode incluir batimentos cardíacos rápidos, batimentos cardíacos lentos, ou batimentos cardíacos irregulares. Alguns tipos de arritmia são benignos e não requerem tratamento, enquanto outros podem ser graves e exigir tratamento médico. É importante consultar um cardiologista caso você apresente sintomas como palpitações, falta de ar ou desmaios.

 

30 janeiro, 2023




Insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear sangue de forma a
atender às necessidades do nosso corpo. Tal síndrome
pode ser causada por alterações nas estruturas ou na função do coração
e caracteriza-se por sinais e sintomas típicos, que de forma simplificada podemos citar a falta de ar (dispneia), fadiga/cansaço, intolerância ao exercício, edema (inchaço) em pernas, pés e tornozelos, despertares noturnos associados a dispneia ou intolerância ao decúbito.
A insuficiência cardíaca pode ser decorrente de doenças cardíacas estruturais (como doença coronariana, hipertensão e miocardiopatia), doenças valvulares (como estenose aórtica ou regurgitação mitral), doenças do miocárdio (como miocardite ou miocardiopatia hipertrófica), e outros problemas (como anemia, hipertireoidismo e hipotireoidismo). O tabagismo, o sedentarismo e a obesidade também podem contribuir para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca.

O tratamento é realizado após uma avaliação cardiológica criteriosa e pode incluir medicamentos, mudanças no estilo de vida, terapia de reabilitação cardíaca entre outros.


 

9 janeiro, 2023


O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL ?
É uma doença crônica não transmissível caracterizada pela elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica maior ou igual a 140 mmHg e/ou PA diastólica maior ou igual a 90 mmHg, medida com a técnica correta, em pelo menos duas ocasiões diferentes, na ausência de medicação anti-hipertensiva.
QUE MAL PODE ME TRAZER ?
Por se tratar de condição frequentemente assintomática, a Hipertensão Arterial costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos. Ela é o principal FATOR DE RISCO MODIFICÁVEL para doenças cardiovasculares (CORAÇÃO: coronária , insuficiência cardíaca , fibrilação atrial e morte súbita; CÉREBRO: acidente vascular encefálico isquêmico (AVEI) ou hemorrágico (AVEH), demência), doença renal crônica (que pode evoluir para necessidade de terapia dialítica) e morte prematura.

#hipertensão #cardiologia #prevencao #fatoresderisco #saúde


 

9 janeiro, 2023



Check-up
Quando devo fazer um Check-up? “Eu não sinto nada, por que devo ir ao médico? Vai que acha alguma coisa?” Várias são as desculpas de não procurarmos um médico. Mas pense bem, quantas doenças ou complicações poderiam ter sido evitadas se diagnosticas precocemente. Teríamos menos diabéticos ficando cegos, indo parar na diálise, hipertensos não evoluindo para insuficiência cardíaca....
O objetivo do check-up é pesquisar fatores de risco (hipertensão, diabete, Dislipidemia, obesidade...) para a prevenção de eventos cardiovasculares ( infarto, AVC, insuficiência cardíaca, cardiopatia dilatada...)
Desta forma se você tem menos de 50 anos o ideal é realizar a cada 02 anos, caso seja maior de 50 anos se faz anualmente.
Lembre-se a prevenção é o melhor remédio, com uma visita de rotina, seu médico estará lhe orientado da melhor forma possível e assim preservando sua saúde e melhorando/mantendo a sua qualidade de vida.